(19) 3090-3775 | (11) 5581-1157 |
contato@quantumgrupo.com.br

Configuração nos dados do eSocial mudou

Fique atento às atualizações

O sistema do eSocial é constantemente atualizado a fim de oferecer um serviço estável e atender às demandas dos usuários. Com base em algumas observações e sugestões dos usuários, algumas mudanças foram feitas.

Ao repassar as informações sobre o INSS, sobre os colaboradores e outros assuntos para o governo através do eSocial, é importante que as empresas se atentem à veracidade da informação e também à forma como ela é apresentada, buscando sempre preencher os formulários de maneira correta. O Ministério do Trabalho apresenta uma série de leis que precisam ser cumpridas.

A configuração padrão utilizada na base de dados do eSocial é “Case Insensitive” para diferenciação entre maiúsculo e minúsculo. Isso significa que a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas no preenchimento dos campos é indiferente para a base de dados.

Caso seja enviada uma rubrica com o código (codRubr) “Rubrica001” e, na sequência, o empregador tentar enviar outra rubrica com o código “RUBRICA001”, o sistema informará que já existe registro com o mesmo código de identificação.

No entanto é importante destacar que embora a base de dados não seja sensível a caracteres maiúsculos ou minúsculos, as regras de validação dos arquivos XML definidos no esquema XSD (XML Schema Definition) do eSocial podem exigir determinado formato de dados que envolvam maiúsculos ou minúsculos.
Por exemplo: o campo casado com brasileiro {casadoBR} permite preenchimento apenas com as opções “S” ou “N” (Sim/Não).
Este campo deve ser preenchido com “S” ou com “N” em letra maiúscula. Se for preenchido com letra minúscula haverá erro. O mesmo ocorre com os estados brasileiros, cuja sigla também deve ser preenchida com letras maiúsculas, como RJ, MG ou SP, por exemplo.

Outra configuração padrão utilizada na base de dados do eSocial refere-se ao caractere “Espaço”. Tal caractere é desconsiderado quando digitado ao final da sequência de caracteres (string), ou seja, à direita da sequência, e é considerado quando digitado antes da sequência de caracteres, ou seja, à esquerda.

Por exemplo: o espaço digitado à esquerda da sequência de caracteres “ Rubrica01” será aceito na base de dados. Caso haja uma nova inclusão com os caracteres “Rubrica01″, o eSocial aceitará a nova inclusão, gerando duas rubricas diferentes, ambas válidas, ” Rubrica01″ e “Rubrica01”.

É importante ficar atento à essas configurações para que não haja erros no futuro.

O portal do eSocial atualiza constantemente o sistema e é interessante conferir o site sempre que possível para ficar por dentro das novidades.

Precisa de consultoria para o eSocial para a sua empresa? Entre em contato com a Quantum. Teremos prazer em ajudá-lo!


QUER FACILITAR O SEU PROCESSO ATRAVÉS DA NOSSA CONSULTORIA ESOCIAL?

FALE CONOSCO