(19) 3090-3775 | (11) 5581-1157 |
contato@quantumgrupo.com.br

eSocial para Órgãos Públicos: como fazer?

Entenda essa ferramenta no serviço público

O eSocial é uma ferramenta que surgiu para digitalizar os processos já existentes das empresas a fim de agilizar a comunicação de dados entre o governo e os empresários. Todos esses dados são organizados com formatos específicos que devem ser seguidos por todas as empresas – públicas e privadas – ao prestarem contas para o governo.

Vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS e outros dados são transmitidas de maneira rápida e segura.

Esses dados precisam ser informados um a um ao sistema: a situação de cada colaborador gera processos únicos, com dados únicos sobre sua situação de saúde, FGTS, INSS, endereço e outras informações.

Passar esses dados ao eSocial pode ser simples caso sua empresa seja pequena, com até quinze colaboradores.

O que fazer, porém, quando sua empresa possui mais de dez mil colaboradores? Esse é o caso, por exemplo, de um órgão público como uma Prefeitura, Fundação, Instituição ou uma Câmara Municipal, que conta com milhares de servidores.

Como aplicar o eSocial em uma empresa com mais de dez mil colaboradores?

Os órgãos públicos também devem prestar contas ao eSocial e para que esse trabalho se torne mais eficiente, ao invés de enviar os dados, um a um para diferentes setores regulamentadores, basta enviar os dados ao eSocial e ele assim atribuirá cada dado ao seu respectivo órgão.

A inserção do eSocial para órgãos públicos está dividida em fases:

Fase 1: Janeiro/19 – Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas;

Fase 2: Março/19: Nesta fase, os órgãos públicos passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos) admissões, afastamentos e desligamentos, por exemplo;

Fase 3: Maio/19: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento;

Fase 4: Julho/19: Substituição da GFIP (guia de informações à Previdência) e compensação cruzada;

Fase 5: Julho/19: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador.

Como fazer isso?

É importante que a sua equipe esteja preparada para acompanhar as mudanças de maneira correta. O Grupo Quantum oferece palestras, cursos para o setor público e ensina como se adaptar a essa nova lei.

A facilidade e a modernidade do eSocial são alguns dos pontos abordados. O RH do órgão público passa por um treinamento intensivo que possibilita aos servidores utilizar todos os recursos do eSocial.

Precisa de um treinamento sobre o eSocial para o seu setor de Recursos Humanos? Entre em contato com a gente e saiba mais!


QUER FACILITAR O SEU PROCESSO ATRAVÉS DA NOSSA CONSULTORIA ESOCIAL?

FALE CONOSCO