(19) 3090-3775 | (11) 5581-1157 | contato@quantumgrupo.com.br

Quais os benefícios do eSocial para a sua empresa?

Saiba como essa ferramenta pode ajudar você

Quem é empresário sabe das pilhas de documentos e outros papéis necessários para a contratação, demissão, promoção, pagamento de férias ou décimo terceiro dos colaboradores. A burocracia torna processos relativamente simples em uma dor de cabeça sem fim.

Para facilitar esses e outros processos, o governo lançou já há algum tempo o eSocial: um programa que unifica os dados e informações relativas aos colaboradores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão desses dados ao Governo é feito de forma eletrônica, sem filas ou senhas em agências. A prestação das informações ao eSocial substitui o preenchimento e a entrega de inúmeros formulários e declarações separados a cada processo.

O programa eSocial unifica a Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS e o Ministério do Trabalho. De forma padronizada e simplificada, o eSocial reduz custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar pelo menos 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. São elas:

– GFIP  –  Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social

– CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT

– RAIS – Relação Anual de Informações Sociais

– LRE –  Livro de Registro de Empregados

– CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho

– CD –  Comunicação de Dispensa

– CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social

– PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

– DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte

– DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais

– QHT – Quadro de Horário de Trabalho

– MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais

– Folha de pagamento

– GRF – Guia de Recolhimento do FGTS

– GPS – Guia da Previdência Social

Todas as informações coletadas pelas empresas compõem um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal. Dessa forma, fraudes e golpes podem ser prevenidos e evitados.

A produtividade da empresa que utiliza o eSocial aumenta, pois não é mais necessário dedicar tanto tempo à esses processos. Desde janeiro do ano passado o eSocial é obrigatório em todo território nacional. Os dados referentes aos colaboradores costumam ficar armazenados de forma frágil e antiquada, como livros. Esses dados passaram a ser armazenados em um ambiente público, seguro e sem custos para as empresas.

O eSocial subsidia a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que diminui erros nos cálculos que ainda ocorrem na geração desses documentos.

Esse novo modelo traz outras vantagens como o registro imediato de novas informações e a   disponibilização imediata dessas informações aos órgãos envolvidos. A contratação de um empregado e a integração de processos, por exemplo, podem ser feitos em tempo real, o que economiza tempo e dinheiro.

Não apenas o empregador ganha com o eSocial: o trabalhador pode ter a certeza de que seus direitos trabalhistas e previdenciários estão sendo garantidos, de forma transparente. A plataforma do eSocial é totalmente segura e de acordo com a lei. De maneira digital, não há risco de perdas ou fraudes que utilizam os dados dos colaboradores.

Você ainda tem dúvidas quanto ao eSocial? Entre em contato com a nossa equipe, estamos aptos para ajudar você.


QUER FACILITAR O SEU PROCESSO ATRAVÉS DA NOSSA CONSULTORIA ESOCIAL?

FALE CONOSCO